ADAPTAÇÃO

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA  ADAPTAR O BEBÊ AO BERÇÁRIO
Passados os meses de licença maternidade, chega o momento que muitas mães veem como sofrimento:deixar a criança no berçário para voltar ao trabalho. 
Esse período complicado pode ser amenizado se tanto a mãe quanto a escola souberem fazer uma adaptação adequada para o bebê.
Cláudia Razuk, coordenadora do Colégio Itatiaia, em São Paulo, afirma que o segredo é fazer a criança frequentar o novo ambiente de maneira gradual. "No primeiro dia, ela permanece só por uma hora e vem no período em que os outros estão brincando, justamente para chegar em um momento bem gostoso".No dia seguinte, o pequeno fica duas horas, e assim por diante. 
A ideia é vencer etapas: dormir na escola, lanchar, almoçar. Mas tudo a seu tempo, já que são muitas novidades para alguém que está bem acostumado às mesmas pessoas e aos mesmos lugares.Outro ponto a ser trabalhado durante esse processo é que a adaptação não é apenas do bebê, mas também da mãe e das professoras. "Cada criança é única, então a equipe também precisa de um tempo para conhecer as características dela, para conhecer a sua rotina". A mães ficam na escola, mas não do lado dos bebês, caso as crianças precisem delas. Assim, quanto mais os filhos se adaptam, menos elas permanecem no local.
A segurança da mãe em estar deixando o filho em um novo lugar é fundamental para o sucesso da transição. Cláudia garante que, quando a mãe chora e sofre na despedida, os pequenos costumam reagir na mesma linha. "Os pais devem estar calmos. A falta de tranquilidade é passada em 100% dos casos, por linguagem corporal".No caso de crianças que ainda mamam no peito, a coordenadora aconselha as mães a dormirem com algum pano ou bicho de pelúcia da criança , para que fique com o seu cheiro. Aí o filho leva o objeto para o berçário, e isso o tranquiliza. Quanto à amamentação, vale a pena escolher escolas perto do trabalho, caso a mãe queira continuar dando o peito.Algumas conseguem ainda tirar leite antes e mandar para a creche, para ser oferecido à criança posteriormente, mas não é uma técnica tão simples para todas as mães. Para as que pretendem manter apenas a mamadeira, seja com leite materno ou não, uma dica é começar esse processo algumas semanas antes de levar o bebê à creche. "Se ela fizer isso antes, é uma coisa a menos para se preocupar quando estiver de volta ao trabalho", opina Claudia. 
 BERÇÁRIO 1 (0 a 18 Meses)
Queridas profs. em primeiro lugar é normal o desespero ao se deparar com essa idade, principalmente para as profissionais que estão acostumadas a trabalhar com idades mais avançadas como 4 e 5 anos...em primeiro lugar não desanime, arregace as mangas e vamos ao trabalho! A primeira dica é desacelerar a "SEU" ritmo. Essa idade tem seu próprio ritmo e deve ser respeitado. As vezes preparamos atividades e mais atividades, sendo que para essa idade o ideal é preparar UMA ATIVIDADE a ser realizada por cada um de cada vez. Inclusive a palavra cada um será bem usada nessa etapa!
O dia no berçário é voltado a brincadeiras, muita oralidade, músicas e principalmente o trabalho com o tato.
A criança nessa idade é bastante estimulada quando trabalhamos essas áreas, e a todo momento é propício ao ensino, lembrando que essa idade tudo lhe é ensinado, portanto , xô desânimo... alegre-se pois tudo o que você ensinar à sua criança será uma boa parte da formação que terá para o resto da vida!
 Outra dica é que criança do berçário aprende sentindo, tocando, participando, se você é um professor que tem o hábito de comando somente por voz, reeduque-se para aprender a falar e tocar. Geralmente a criança nessa idade  precisa do seu toque para assimilar. É um erro pensar que a criança pequena não entende ou pode ou não pode, uma das coisas que elas aprendem mais rápido é o sim ou não, tanto que ao dizermos não, elas dão um sorriso esperando que mudemos a posição, mas sejamos firmes.
As frases devem ser curtas e diretas, por exemplo: Pedro, não pode! ( toque a mão da criança mostrando o que não pode).
Mas, o toque é um estímulo, pelo amor de Deus, não entendam errado!!!!
As vezes é necessário tirar a mãozinha da criança daquilo que não pode, fazendo uma expressão que desaprova tal atitude.
Quando a criança passar a obedecer , o que deve demorar um tempo, parabenize-a!
A formação de bons hábitos nessa idade é trabalhada dia a dia, não se esqueça!
Quando for planejar atividades para o berçário lembre-se que o maior aprendizado nessa idade é através do tato ok!
Para crianças ainda de colo, no caso de seis meses à um ano, o estímulo pelo tato se dá por objetos grandes e pode ser trabalhado de forma sistemática e contínua a "acondicionar" o que deve ser aprendido, por exemplo, ensinar como usar alguns objetos : o lápis é para escrever, a bola é para brincar...Isso deve ser ensinado por um tempo e não um dia só, lembra-se que mencionei que a criança tem o seu ritmo. Depois individualmente, trabalhe as crianças naquilo que foi ensinado.
Qualquer material a ser trabalhado com essa idade deve ter o tamanho grande o bastante que não passe pela boca, mas também pequeno o suficiente para que elas consigam pegar em suas mãozinhas pequenas.
Agora, para crianças que já possuem equilíbrio ou andam, o trabalhinho fica por conta dos estímulos corporais e externos ao seu corpo, como objetos que fazem barulho, por exemplo.                                                Agora chega de preliminares e vamos as atividades: 
Lembrando que principalmente no primeiro trimestre é a época do CHORO, estão se acostumando ainda com a escola, e as mães também! O acolhimento vai demorar mais ou menos esse tempo, pois é normal uma criança não chorar no primeiro dia e resolver chorar o resto da semana! Calma profs, no berçário o choro será como música para seus ouvidos... Aprenda a ouvi-lo e não se chatear.O principal remédio para choro é a fala mansa da professora e sua auto confiança, isso vai fazer com que seu aluno sinta tranquilidade e equilíbrio em você, assim logo, logo o bebê vai se acostumar com a escola.


Um comentário:

  1. Adaptação é um tema que vale a pena ser revisitado, a cada novo ano letivo, afinal é um momento delicado em que todas as partes devem estar atentas, parabéns pela escolha do tema.

    ResponderExcluir