RECURSOS





Painel feito com lacres de lenços umedecidos. Dentro pode ser texturas diferentes ou figuras. Depende os objetivos a serem trabalhados.










Porta lenços umedecidos grudados na parede da sala. Dentro, tecidos variados, mas pode ser colocados outros objetos, afim de instigar a curiosidade dos pequenos.












Uma toalha de feltro com elástico para ser usada como flanelógrafo. Personagens com velcro. As crianças podem colocar, movimentar e retirar personagens. Compor e formar histórias conforme a imaginação.


(clique sobre as fotos para ampliá-las)

BAMBOLÊ COM FITA DUREX:
Com fita durex larga ou papel contact transparente cubra o arco para que quando as bolinhas forem arremessadas fiquem grudadas. Fazer o movimento de braço para lançar, calcular a força e acertar o objetivo. Consciência corporal sendo trabalhada inconscientemente e ludicamente.















CAIXA COM BURACOS E BOLAS
Uma caixa de papelão encapada com buracos. Disponibilize bolas para que as crianças coloquem nos buracos. Trabalhando a coordenação motora. Além do ato motor de colocar e tirar ele deve perceber o tamanho e formato dos objetos e  das bolas se irão caber .....


























Os bebês adoram entrar nesses cantinhos em baixo do balcão da sala. Então fiz cortininhas com objetos diversificados e desestruturados, coloridos. Ao entrarem devem se aventurar e transpor as cortinas...eles adoram...









( clique sobre as fotos para ampliá-las)


Os móbiles na sala sempre são bem vindos. Fazem a diferença. São coloridos, aguçam a visão,
- Desenvolvem a concentração,
 - Prendem a atenção dos bebês através das cores, formas e  movimento.....

Com tampinhas de garrafa pet, podemos fazer cobrinhas...os bebes adoram manipular o brinquedo, pois além de colorido é maleável e produz som ao bater uma na outra durante a manipulação.









NOSSO PAINEL PARA BEBETECA


PARA O FRALDÁRIO                                                                                                                                                       Para o fraldário um painel de tecido com bolsos onde serão colocadas as fraldas. Um bolso para cada bebê.


Este foi o primeiro painel "porta fraldas". Foi feito com uma toalha de mesa. Os bolsos de algodão cru.











(clique sobre as fotos para ampliá-las)
 
Este é o atual todo em algodão cru e nos bolsos aplicação de flores de feltro.  O lugar para colocar os nomes são com plastico tendo uma abertura onde se pode retirar e colocar outro nome . Serve para os anos seguintes


GRANDES CARRETÉIS
O desenvolvimento motor é sem sombra de dúvidas uma enorme conquista para os bebês  e motivo de orgulho para quem está à sua volta. Carretéis gigantes para os bebês rolarem e seguirem. Alguns resolvem empilhar e também derrubar...eles adoram.

















COLCHÃO DE BALÕES










LIVRO DE GEL:
Confeccionado com plástico grosso, gel de cabelo, gravuras de EVA e papel contact. No momento de apresentar para o grupo, coloquei os livros no chão e chamei as crianças para explorar o material. Eles adoraram! Passavam a mão, apertavam o gel, mexiam as gravuras, colocavam o livro no colo.



(clique sobre as fotos para ampliá-las)






BAMBOLÊ COM CORDÕES DE BOLINHAS:
Os cordões de bolinhas pendurados no bambolê, favorecem a percepção de diferentes texturas, estimulando o tato. Colocado preferencialmente pendurado no centro da sala ele integra o ambiente. Além de tornar mais agradável o ambiente, o bambolê de bolinhas promove o toque a percepção de sons e a distinção e visualização de cores e formas diferentes. Estimulando os sentidos ludicamente.





VARAL DE BAMBU:
Um varal com bambus pendurados. Produz sons desordenados, como o"sino dos ventos", de acordo com a manipulação dos bebês.As crianças também podem simplesmente separá-los no varal, trabalhando assim inconscientemente uma divisão matemática.

 (Clique sobre as fotos para ampliá-las)

Filipe e Tiago
Varal de bambus

 BALÃO COM FARINHA DENTRO:
Deixar a criança apertar ou manusear o balão. Estímulo tátil e proprioceptivo.
Balão com farinha dentro
Com esse material estimulamos diversos canais sensoriais de forma integrada; (visão,tato, olfato e paladar). A Brincadeira favorece a criança reconhecer seu próprio corpo, suas funções e sensações, desenvolvendo a percepção sensorial. Testando a força que terá que usar para modificar a forma do balão, textura e aroma da borracha....o gosto não é nada agradável. Conclui-se, que não é de comer!!!!        

experimentando....
Valentina G.








                                      ( Clique sobre as fotos para ampliá-las) 

Filipe experimentando




ADESIVOS DE GEL: Colar e descolar os adesivos de gel dos vidros da janela, exige o movimento de pinça. Trabalhando a coordenação fina, mas também outras habilidades dos pequenos. Coordenação viso-motora e a criatividade, pois buscam diferentes maneiras e lugares para colarem os adesivos, além de trabalhar com uma textura bem diferente.

Miguel
Miguel










Murillo e Miguel experimentaram grudar os adesivos também no azulejo da sala.
Murillo e Miguel
Murillo e Miguel
 

Giovanna







Eles ainda comparam suas próprias mãos com o adesivo em formato de mão. Trabalhando assim noções de medidas. Assim sabemos que a matemática não se reduz ao ensino dos números e da contagem, ela está presente em várias situações e os bebês utilizam-na sempre: quando precisam “medir” a distância entre seu corpo e a de um brinquedo para alcançá-lo, quando tentam encaixar blocos, quando tentam pegar ou levantar um objeto pesado e não conseguem, enfim, ao experimentar e explorar materiais de diversos tamanhos, pesos, cores e formas elas estão “fazendo matemática”. São os olhares “adultos” que, na verdade, vão fazer a diferença ao possibilitar à criança explorar ou não tais oportunidades de aprendizagem.
Também serve de mordedor...
            (clique sobre as fotos para ampliá-las)



CAIXAS DE PAPELÃO:
Caixas de papelão é uma alternativa a materiais caros e rendem movimentos inesperados dos pequenos.           É preciso concentração, habilidade de postura, coordenação e equilíbrio para aprender a entrar e sair da caixa. Enfim é uma ótima alternativa para se trabalhar com desafios corporais.


RECURSOS PEDAGÓGICOS
A Educação Infantil tem evoluído muito nas últimas décadas, em todos os seus aspectos.Sabemos mais sobre as crianças, sobre a formação da inteligência, sobre sua relação com a família e o conhecimento.
Neste processo existe uma palavra chave: Estímulo
Um dos trabalhos fundamentais da educação, é oferecer constantemente, em diversas situações e de várias formas, estímulos ao seu desenvolvimento emocional, intelectual, social, motor e físico.
CALÇA JEANS: É uma solução muito fácil para as crianças que ainda não sentam sozinhas, sem apoio para as costas. Uma calça jeans transformada em uma grande almofada, formato em V, que pode ser usada nas mais diversas posições para a criança sentar, deitar e até brincar e fazer exercícios (usando a perna como se fosse um rolo). Colocamos alguns apliques na calça, como: Cordões de tampinhas, mordedores e também apliques de tecido com texturas diferentes para estimular a sensibilidade das suas mãozinhas.                                                       

(Valentina Mattos)
                                   

       
Valentina

João Antônio
               
                                                 
                   
ROLOS DE ESPUMA: Funcionam como apoio para os pequenos firmarem o tronco e começarem a desenvolver o equilíbrio do corpo. Possibilita a tonificação da musculatura dorsal e braços do bebê, afim de prepará-los para sentar. Almofadas, bolas e colchões também podem ser usados com a mesma função.

Pneus também servem para apoio de quem ainda não tem firmeza para sentar.





CAIXA DE TEXTURAS: É muito importante o trabalho com o sentido das crianças. O contato com texturas,cores, formas e materiais diversos. Desenvolve e aprimora a percepção das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e suas relações com o mundo, além de ampliar o repertório de imagens, elementos e vocabulário.
(Nicolas e Giovanna)
(Nicolas e Giovanna)

(Valentina M. e Maria Luiza)















8 comentários:

  1. Adorei o material pedagógico,custo zero,muita criatividade e resultados significativos.

    ResponderExcluir
  2. Volte sempre para ver as novidades do blog. Bju

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!!! o blog!! ajuda muito com quem trabalha com o berçário.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Caroline...volte sempre. Precisando estamos aqui. Bjão

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas!!! Parabéns pela criatividade e pelo amor que transparece em suas atividades com os pequenos.

    ResponderExcluir
  6. Gratidão por compartilhar tanto conhecimento!

    ResponderExcluir
  7. Gratidão por compartilhar tanto conhecimento!

    ResponderExcluir