Berçário e Maternal 1: Trabalhar com projetos é possível
Projeto de adaptação: "DOCE COMEÇO"
Professora: Elaine A.M. dos Santos
Faixa etária da turma: Berçário 1 de 0 a 1 ano e 9 meses
Período: 3 meses
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade,insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa,envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
De ensino:
-Na área sócio afetiva:
*Ampliar os momentos de contato com a criança, fortalecer vínculos afetivos, a integração, troca de afeto e despertar a confiança;
*Manter sempre na sala um clima de alegria e bom humor;
* Propiciar momentos lúdicos da turma com outros alunos da escola;
*Oportunizar a participação das crianças nas atividades de páscoa;
*Incentivar a experimentação de novos alimentos;
*Prevenir acidentes e preservar a saúde das crianças em geral;
*Explorar habilidades físicas, motoras e perceptivas das crianças;
* Estimular a percepção auditiva, táctil,visual, gustativa e olfativa;
* Desenvolver a capacidade de compreensão através da linguagem;
- Na área da linguagem:
* Estimular a emissão de sons;
*Criar o hábito de ouvir histórias;
*Desenvolver a capacidade de compreensão através da linguagem;
*Ampliar e desenvolver a linguagem corporal, auditiva e oral;
* Desenvolver e estimular a coordenação motora;
* Iniciar o desenvolvimento da consciência corporal;
- Na área Lógico Matemática:
* Desenvolver noções espaciais;
* Estimular o deslocamento para buscar, alcançar os brinquedos desejados;
* Incentivar o desenvolvimento e controle dos movimentos.
-Na área de Ciências Sociais e Naturais:
* Conhecer e explorar a sala e os brinquedos;
* Incentivar a interação coletiva e as vivências ao ar livre;
De aprendizagem:
- Na área Sócio afetiva:
* Praticar o contato com animais e plantas;
-Na área da Linguagem:
* Explorar livremente através dos seus sentidos;
*Vivenciar diferentes tipos de sons e músicas;
*Desenvolver orientação espacial, expressão de sensações e ritmos corporais, exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Na área Lógico- matemática:
* Experimentar através de uma aprendizagem lúdica, materiais de diferentes pesos, texturas, cores, formas, tamanhos...
* Realizar percurso de trajeto, localização;
- Na área natureza e Sociedade:
* Realizar observação dos diferentes ambientes do espaço escolar;
*Manter confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Procedimento/ Atividades:
* Música com gestos,
* Ouvir pequenas histórias ( livros e gravuras);
* Brincar com a língua,( barulhos);
* Trabalhar com os sentidos: Visão (esconder e encontrar objetos), tato ( textura, peso, temperatura), olfato , audição ( sons produzidos com objetos e o corpo),
*Fazer ruídos com a boca ( beijo, som do índio, estalar a língua...);
* Uso do espelho: Ver a si e ao outro;
* Dobrar e amassar papéis ( modificar formas dos objetos);
* Rasgar e amassar papéis ( texturas variadas);
* Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares); Trabalhar partes do corpo;
* Brincar com sucata;
* História com fantoches;
* Realizar carimbos de mão e pés em cartazes;
* Participar das atividades dos dias de comemorações da escola (mães, pais,junina..etc
Avaliação:
Desempenho do(a) criança:
* A observação de reações das crianças, individualmente ou em grupo, será constante e através de registros.Através de anotações de suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades bem como de suas expressões relacionadas ao desenvolvimento.
*Desenvolvimento do projeto: Através da avaliação dos alunos, podemos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho, tendo como referência o que precisa ser alterado e o que pode continuar e melhorar.
- Referências:
* Jogos para estimulação Infantil ; Jorge Batllori e Victor Escandell, ed. 2009. Ed. Cultural
* Referencial curricular Nacional para a Educação infantil; Ministério da Educação e desporto. Brasília, 1998.
*Princípio das práticas cotidianas das escolas de educação infantil do município de Esteio": Autoria de diversos profissionais da ed. infantil. Professores, auxiliares,estagiárias, equipes diretivas do município de Esteio/2012.
MANTENHA A AUTORIA!
ESPERO QUE GOSTEM E SIRVA DE INSPIRAÇÃO PARA O TRABALHO DE VOCÊS!
Projeto Meio ambiente: "Bebês descobrindo o mundo: Sentido e sensações"
Professora: Sônia Felício
Turmas: B1 e B2b
Duração: 1º trimestre
Eixo norteado: Natureza e Sociedade
Justificativa:
O ser humano vive em um planeta que vem enfrentando, nas últimas décadas, uma crise ambiental de grande proporção, oriunda da inconsequência dos homens em seu habitat. A falta de entendimento, por parte da humanidade, de que vivemos dentro de um sistema que transcende a raça humana e do qual somos dependentes vitais, ocasionou um desequilíbrio ecológico após a revolução Industrial. Em paralelo ao desenvolvimento tecnológico e aos grandes avanços das ciências "exatas", houve a subpressão do lado humano, crendo, o homem, que a natureza estava ao seu serviço e que ele podia dominá-la. O efeito desastroso dessa compreensão equivocada vem sendo sentido nos últimos anos, como exemplo temos do efeito estufa ocasionando as mudanças climáticas, a poluição das águas e do ar, gerando doenças respiratórias e a escassez dos recursos hídricos potáveis, o desmatamento gerando a extinção de inúmeras espécies animais. Toda esta situação ameaça a própria continuidade de nossa espécie, em um futuro próximo. A escola, como instituição responsável pela formação dos cidadãos nos estados democráticos, incumbida de transmitir os conhecimentos historicamente constituídos e auxiliar na formação moral dos sujeitos, também somou a responsabilidade de abordar a questão ambiental, sendo esta entendida como um tema transversal, que emerge como uma necessidade nos dias atuais.
A função da escola neste contexto é formar seres que se reconheçam como parte de um Ecossistema, em uma relação de dependência e responsabilidade com o meio onde habitam, através de atitudes que preservem os recursos naturais e criem meios mais sustentáveis e harmônicos de sobrevivência, agredindo o menos possível a natureza. Tarefa difícil que deve ser iniciada o mais cedo possível, pois é na primeira infância que ocorre a interiorização dos valores morais que acompanharão o cidadão por toda a vida, deste modo, entendemos que a educação infantil é agente decisivo na formação de cidadãos que saibam viver em harmonia com o outro, com o meio em harmonia, respeitando, cuidando e preservando nosso planeta. pensando especificamente nas crianças do berçário 1 e berçário 2, que estarão pela primeira vez na escola e que ao serem adaptadas a rotina escolar estarão constituindo vínculo com as outras crianças e adultos com os quais vão conviver, penso que trabalhar o meio ambiente a partir dos espaços escolares e as relações entre as crianças (bebês) e os adultos ( professores, auxiliares e outros), seja essencial.
Conforme o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve-se considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas podem contribuir para o exercício da cidadania e devem estar embasadas nos seguintes princípios:
• o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
• o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão,pensamento, interação e comunicação infantil; • o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
• a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
• o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Além destes princípios e antes deles as crianças tem direito a experiências que lhe sejam prazerosas.
“A organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos Professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel desempenham, a experimentação e o erro na construção do conhecimento.” (RCNEI,p,29 /30)
Objetivo Geral
Desenvolver nas crianças o apreço pelos elementos da Natureza, o respeito pelo outro e pelos animais através de atividades que propiciem o contato com ar, terra, água, plantas e animais, estimulando a convivência harmoniosa e o cuidado nestas relações.
Objetivo Específicos
• Propiciar uma adaptação onde seja possível conhecer todas as crianças identificando-as pelo nome;
• Relacionar os hábitos, gostos e desagrados e a fisionomia da criança com seu nome;
Criar vínculo com a criança de forma que ela reconheça o professor assim como o mesmo a reconhece;
• Propiciar as crianças o contato direto com os elementos da natureza a fim de que aprendam a manuseá-los e a reconhecer seus efeitos;
• Propiciar as crianças o contato com animais domésticos, ainda que através de objetos e desenhos a fim de desenvolver a compreensão do ciclo da vida, da necessidade do cuidado, do respeito, higiene e da alimentação.
· Conscientizar as crianças da importância de não desperdiçarmos comida e água, a fim de que se tornem mais responsáveis em suas ações diárias;
• Desenvolver o paladar infantil distinguindo os diferentes sabores.
•Estimular as crianças a cuidar dos espaços dando bom exemplo mantendo-os limpos e organizados;
•Reconhecer, árvores frutíferas, plantas e chás afim de possibilitar que as crianças aprendam a cuidar das plantinhas através do exemplo e auxilio do adulto como estimulo para que no futuro compreendam o ciclo da vida vegetal, bem como a nossa dependência em relação ao meio ambiente.
• Desenvolver atividades que abordem as temáticas alimentares, a fim de desenvolver nas crianças hábitos saudáveis de alimentação que valorizem o consumo de alimentos naturais e não industrializados.
• Explorar minimamente com as crianças os fenômenos da natureza (dia,noite, quente, frio, estações do ano, sol, chuva, vento, etc), a fim de propiciar-lhes os entendimentos futuro dos mesmos.
• Desenvolver a coordenação motora e lateralidade;
• Estimular a socialização do grupo e vivencia da rotina escolar;
• Incentivar a percepção visual, auditiva e tátil;
Atividades
• Pintura/grafismo
• Atividades e brincadeiras que explorem o movimento e a importância do ar para os seres vivos.
•Natureza, fenômenos naturais (dia, noite, sol, estrelas, chuva, trovão, relâmpago...);
• Terra (atividades onde as crianças entrem em contato com a terra e grama experimentando e experienciando as diferentes texturas, conhecer, plantar e observar sementes germinarem e se desenvolverem)
• Conhecimentos sobre a importância da água para a vida, através do contato diário (higiene) e ingestão ( beber água)
• Autonomia
Procedimentos
-Brincadeiras com fantoches
-Construção de um jardim (floreiras)
- Músicas, teatro e vídeos que abordem questões ambientais
- Atividades lúdicas como jogos e brincadeiras que abordem as temáticas
- Atividades manuais com diversos materiais
- Exploração do ambiente da escola e seus arredores
- Atividades gastronômicas com alimentos naturais e chás
- Observação e pesquisa dos animais e plantas
Culminância
Piquenique em área junto a natureza onde levaremos frutas e sucos naturais. (sugestão Parque de exposição Assis Brasil)
Avaliação
Projeto de adaptação: "DOCE COMEÇO"
Professora: Elaine A.M. dos Santos
Faixa etária da turma: Berçário 1 de 0 a 1 ano e 9 meses
Período: 3 meses
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade,insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa,envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
De ensino:
-Na área sócio afetiva:
*Ampliar os momentos de contato com a criança, fortalecer vínculos afetivos, a integração, troca de afeto e despertar a confiança;
*Manter sempre na sala um clima de alegria e bom humor;
* Propiciar momentos lúdicos da turma com outros alunos da escola;
*Oportunizar a participação das crianças nas atividades de páscoa;
*Incentivar a experimentação de novos alimentos;
*Prevenir acidentes e preservar a saúde das crianças em geral;
*Explorar habilidades físicas, motoras e perceptivas das crianças;
* Estimular a percepção auditiva, táctil,visual, gustativa e olfativa;
* Desenvolver a capacidade de compreensão através da linguagem;
- Na área da linguagem:
* Estimular a emissão de sons;
*Criar o hábito de ouvir histórias;
*Desenvolver a capacidade de compreensão através da linguagem;
*Ampliar e desenvolver a linguagem corporal, auditiva e oral;
* Desenvolver e estimular a coordenação motora;
* Iniciar o desenvolvimento da consciência corporal;
- Na área Lógico Matemática:
* Desenvolver noções espaciais;
* Estimular o deslocamento para buscar, alcançar os brinquedos desejados;
* Incentivar o desenvolvimento e controle dos movimentos.
-Na área de Ciências Sociais e Naturais:
* Conhecer e explorar a sala e os brinquedos;
* Incentivar a interação coletiva e as vivências ao ar livre;
De aprendizagem:
- Na área Sócio afetiva:
* Praticar o contato com animais e plantas;
-Na área da Linguagem:
* Explorar livremente através dos seus sentidos;
*Vivenciar diferentes tipos de sons e músicas;
*Desenvolver orientação espacial, expressão de sensações e ritmos corporais, exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Na área Lógico- matemática:
* Experimentar através de uma aprendizagem lúdica, materiais de diferentes pesos, texturas, cores, formas, tamanhos...
* Realizar percurso de trajeto, localização;
- Na área natureza e Sociedade:
* Realizar observação dos diferentes ambientes do espaço escolar;
*Manter confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Procedimento/ Atividades:
* Música com gestos,
* Ouvir pequenas histórias ( livros e gravuras);
* Brincar com a língua,( barulhos);
* Trabalhar com os sentidos: Visão (esconder e encontrar objetos), tato ( textura, peso, temperatura), olfato , audição ( sons produzidos com objetos e o corpo),
*Fazer ruídos com a boca ( beijo, som do índio, estalar a língua...);
* Uso do espelho: Ver a si e ao outro;
* Dobrar e amassar papéis ( modificar formas dos objetos);
* Rasgar e amassar papéis ( texturas variadas);
* Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares); Trabalhar partes do corpo;
* Brincar com sucata;
* História com fantoches;
* Realizar carimbos de mão e pés em cartazes;
* Participar das atividades dos dias de comemorações da escola (mães, pais,junina..etc
Avaliação:
Desempenho do(a) criança:
* A observação de reações das crianças, individualmente ou em grupo, será constante e através de registros.Através de anotações de suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades bem como de suas expressões relacionadas ao desenvolvimento.
*Desenvolvimento do projeto: Através da avaliação dos alunos, podemos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho, tendo como referência o que precisa ser alterado e o que pode continuar e melhorar.
- Referências:
* Jogos para estimulação Infantil ; Jorge Batllori e Victor Escandell, ed. 2009. Ed. Cultural
* Referencial curricular Nacional para a Educação infantil; Ministério da Educação e desporto. Brasília, 1998.
*Princípio das práticas cotidianas das escolas de educação infantil do município de Esteio": Autoria de diversos profissionais da ed. infantil. Professores, auxiliares,estagiárias, equipes diretivas do município de Esteio/2012.
MANTENHA A AUTORIA!
ESPERO QUE GOSTEM E SIRVA DE INSPIRAÇÃO PARA O TRABALHO DE VOCÊS!
Projeto Meio ambiente: "Bebês descobrindo o mundo: Sentido e sensações"
Professora: Sônia Felício
Turmas: B1 e B2b
Duração: 1º trimestre
Eixo norteado: Natureza e Sociedade
Justificativa:
O ser humano vive em um planeta que vem enfrentando, nas últimas décadas, uma crise ambiental de grande proporção, oriunda da inconsequência dos homens em seu habitat. A falta de entendimento, por parte da humanidade, de que vivemos dentro de um sistema que transcende a raça humana e do qual somos dependentes vitais, ocasionou um desequilíbrio ecológico após a revolução Industrial. Em paralelo ao desenvolvimento tecnológico e aos grandes avanços das ciências "exatas", houve a subpressão do lado humano, crendo, o homem, que a natureza estava ao seu serviço e que ele podia dominá-la. O efeito desastroso dessa compreensão equivocada vem sendo sentido nos últimos anos, como exemplo temos do efeito estufa ocasionando as mudanças climáticas, a poluição das águas e do ar, gerando doenças respiratórias e a escassez dos recursos hídricos potáveis, o desmatamento gerando a extinção de inúmeras espécies animais. Toda esta situação ameaça a própria continuidade de nossa espécie, em um futuro próximo. A escola, como instituição responsável pela formação dos cidadãos nos estados democráticos, incumbida de transmitir os conhecimentos historicamente constituídos e auxiliar na formação moral dos sujeitos, também somou a responsabilidade de abordar a questão ambiental, sendo esta entendida como um tema transversal, que emerge como uma necessidade nos dias atuais.
A função da escola neste contexto é formar seres que se reconheçam como parte de um Ecossistema, em uma relação de dependência e responsabilidade com o meio onde habitam, através de atitudes que preservem os recursos naturais e criem meios mais sustentáveis e harmônicos de sobrevivência, agredindo o menos possível a natureza. Tarefa difícil que deve ser iniciada o mais cedo possível, pois é na primeira infância que ocorre a interiorização dos valores morais que acompanharão o cidadão por toda a vida, deste modo, entendemos que a educação infantil é agente decisivo na formação de cidadãos que saibam viver em harmonia com o outro, com o meio em harmonia, respeitando, cuidando e preservando nosso planeta. pensando especificamente nas crianças do berçário 1 e berçário 2, que estarão pela primeira vez na escola e que ao serem adaptadas a rotina escolar estarão constituindo vínculo com as outras crianças e adultos com os quais vão conviver, penso que trabalhar o meio ambiente a partir dos espaços escolares e as relações entre as crianças (bebês) e os adultos ( professores, auxiliares e outros), seja essencial.
Conforme o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve-se considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas podem contribuir para o exercício da cidadania e devem estar embasadas nos seguintes princípios:
• o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
• o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão,pensamento, interação e comunicação infantil; • o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
• a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
• o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Além destes princípios e antes deles as crianças tem direito a experiências que lhe sejam prazerosas.
“A organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos Professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel desempenham, a experimentação e o erro na construção do conhecimento.” (RCNEI,p,29 /30)
Objetivo Geral
Desenvolver nas crianças o apreço pelos elementos da Natureza, o respeito pelo outro e pelos animais através de atividades que propiciem o contato com ar, terra, água, plantas e animais, estimulando a convivência harmoniosa e o cuidado nestas relações.
Objetivo Específicos
• Propiciar uma adaptação onde seja possível conhecer todas as crianças identificando-as pelo nome;
• Relacionar os hábitos, gostos e desagrados e a fisionomia da criança com seu nome;
Criar vínculo com a criança de forma que ela reconheça o professor assim como o mesmo a reconhece;
• Propiciar as crianças o contato direto com os elementos da natureza a fim de que aprendam a manuseá-los e a reconhecer seus efeitos;
• Propiciar as crianças o contato com animais domésticos, ainda que através de objetos e desenhos a fim de desenvolver a compreensão do ciclo da vida, da necessidade do cuidado, do respeito, higiene e da alimentação.
· Conscientizar as crianças da importância de não desperdiçarmos comida e água, a fim de que se tornem mais responsáveis em suas ações diárias;
• Desenvolver o paladar infantil distinguindo os diferentes sabores.
•Estimular as crianças a cuidar dos espaços dando bom exemplo mantendo-os limpos e organizados;
•Reconhecer, árvores frutíferas, plantas e chás afim de possibilitar que as crianças aprendam a cuidar das plantinhas através do exemplo e auxilio do adulto como estimulo para que no futuro compreendam o ciclo da vida vegetal, bem como a nossa dependência em relação ao meio ambiente.
• Desenvolver atividades que abordem as temáticas alimentares, a fim de desenvolver nas crianças hábitos saudáveis de alimentação que valorizem o consumo de alimentos naturais e não industrializados.
• Explorar minimamente com as crianças os fenômenos da natureza (dia,noite, quente, frio, estações do ano, sol, chuva, vento, etc), a fim de propiciar-lhes os entendimentos futuro dos mesmos.
• Desenvolver a coordenação motora e lateralidade;
• Estimular a socialização do grupo e vivencia da rotina escolar;
• Incentivar a percepção visual, auditiva e tátil;
Atividades
• Pintura/grafismo
• Atividades e brincadeiras que explorem o movimento e a importância do ar para os seres vivos.
•Natureza, fenômenos naturais (dia, noite, sol, estrelas, chuva, trovão, relâmpago...);
• Terra (atividades onde as crianças entrem em contato com a terra e grama experimentando e experienciando as diferentes texturas, conhecer, plantar e observar sementes germinarem e se desenvolverem)
• Conhecimentos sobre a importância da água para a vida, através do contato diário (higiene) e ingestão ( beber água)
• Autonomia
Procedimentos
-Brincadeiras com fantoches
-Construção de um jardim (floreiras)
- Músicas, teatro e vídeos que abordem questões ambientais
- Atividades lúdicas como jogos e brincadeiras que abordem as temáticas
- Atividades manuais com diversos materiais
- Exploração do ambiente da escola e seus arredores
- Atividades gastronômicas com alimentos naturais e chás
- Observação e pesquisa dos animais e plantas
Culminância
Piquenique em área junto a natureza onde levaremos frutas e sucos naturais. (sugestão Parque de exposição Assis Brasil)
Avaliação
Avaliação será processual, feita através de observação direta da criança e do grupo, observando-se os seguintes itens:
1. Interesse e participação da criança;
2. Desenvolvimento do trabalho em grupo
3. Autonomia individual e coletiva;
4. Avanços motores e cognitivos apresentados durante o processo;
5.Expessão oral e gestual das crianças durante as atividades com a intenção de captar as novas descobertas e possíveis conflitos que possam surgir
6. Conhecimentos e habilidades adquiridos pelas crianças durante o processo; como forma de reflexão será feito registro reflexivo das aulas, alguns momentos poderão ser registrados através de imagens( fotografias).
REFERÊNCIAS
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Indicadores da qualidade na educação infantil.
1. Interesse e participação da criança;
2. Desenvolvimento do trabalho em grupo
3. Autonomia individual e coletiva;
4. Avanços motores e cognitivos apresentados durante o processo;
5.Expessão oral e gestual das crianças durante as atividades com a intenção de captar as novas descobertas e possíveis conflitos que possam surgir
6. Conhecimentos e habilidades adquiridos pelas crianças durante o processo; como forma de reflexão será feito registro reflexivo das aulas, alguns momentos poderão ser registrados através de imagens( fotografias).
REFERÊNCIAS
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Indicadores da qualidade na educação infantil.
Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças – Ministério da educação e desporto- Secretaria da educação fundamental. Organizado por Fúlvia Rosemberg e Maria Malta Campos (1995) / Correspondente ao livro de capa azul – divulgado pelo MEC.
PRINCÍPIOS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÂO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ESTEIO.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
HERNANDÉZ, F. e VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1995.
MANTENHA A AUTORIA!
Projeto: VAMOS BATER LATAS?
HERNANDÉZ, F. e VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1995.
MANTENHA A AUTORIA!
Projeto: VAMOS BATER LATAS?
Nome dos alunos e séries: B1 e B2b e todas as turmas da Ed. Infantil(convidadas)
Nome do professor: Sonia Felício
Tema: Vamos bater lata , panela, chocalho...
Problema:
A partir das observações nas turmas B1 e B2b e nos momentos coletivos (todas as crianças) observamos que as crianças gostam de bater. Batem nas mesas enquanto esperam a refeição, batem um brinquedo no outro e gostam quando provocam barulho, ficam satisfeitas e repetem a ação ao escutarem os diferentes sons emitidos ao baterem os diferentes objetos. Percebemos que as crianças querem bater e muitas vezes são impedidas. Por tanto este projeto faz o convite as crianças para baterem lata. (Fantasia, curiosidade- foco é a criança).
Hipótese:
Acredita-se que bater lata será uma proposta que as crianças vão realizar com prazer.
Bater lata e outros objetos vai proporcionar as crianças observarem os diferentes sons e intensidades produzidos ao tocarem os objetos.
Justificativa:
Com o intuito de deixar fluir aquilo que as crianças desejam, ou seja proporcionar momentos em que as crianças possam bater lata e outros objetos promovendo uma aprendizagem da qual a criança tenha demonstrado curiosidade e interesse passamos a promover o projeto Vamos bater lata?
Pensando também todos os problemas ambientais e o tempo de decomposição de alguns materiais propomos aos professores, famílias e crianças criarem brinquedos que emitam sons produzidos com sucatas. Não sendo possível a participação de todos, cada turma poderá participar com um ou dois brinquedos.
O curso terá como objetivo mostrar para os professores sobre a importância da metodologia de pesquisa e desenvolvimento de projetos nas escolas, proporcionando um ambiente favorável ao diálogo e a troca de experiências e a importância da investigação a partir da educação infantil.
O trabalho com projetos em sala de aula ampliará nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais completa, tornando a aprendizagem mais significativa, possibilitando ainda uma interação social entre alunos, professores e toda comunidade escolar.
Referencial Teórico
Algumas leituras nos mostram que trabalhar com projetos, permite à criança ser o centro do processo educacional, já que a ideia do que será trabalhado surge a partir do interesse ou necessidade das crianças em sala de aula. Segundo Jussara Hoffmann, professora e escritora especializada em Educação Infantil, “o planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças”.
Acreditasse que a escola busca auxiliar a criança a compreender o mundo, ligando as atividades escolares aos interesses do grupo, e os projetos conseguem promover esta interação de forma significativa entre os alunos auxiliando no seu desenvolvimento.
Logo o conhecimento e a observação do professor será de grande valia para por em prática os projetos, pois o mesmo deverá entender as crianças com as quais trabalha.
Maria Carmen Barbosa ao escrever sobre como trabalhar com projetos de trabalho discorre sobre como organizar as informações, a autora diz: “É importante que a professora procure utilizar diferentes linguagens e que organize as informações com variedade de enfoques. [...]”
Metodologia
A partir de documentação através de fotos e observações diárias (cesto dos tesouros, os bebês batem panela, colher de pau, objetos de madeira e metal, garrafas pedagógicas), pensamos em permitir esta ação com o objetivo de trabalhar a audição e os diferentes sons, intenso, suave etc.
No trabalho com as crianças a professora fará uso do “diário de bordo” onde terá os registros da professora e das crianças sobre o objeto da pesquisa, poderá ser utilizado livros com gravuras, a participação da família enviando objetos como latas de diversos tamanhos, panela, colher de pau, etc.
Os objetos confeccionados serão utilizados pelas crianças durante a rotina. No dia do brinquedo (28/05) todos serão convidados a brincar e bater lata na área coberta da escola. Pensamos como produto final deste projeto um grupo de crianças que desejem participar do “Vamos bater lata”.
Análise de dados
Após o dia do brinquedo será avaliado se o projeto está sendo interessante e a participação das crianças, professores e pais. Será avaliado ainda como será a continuidade e se possível a culminância na caminhada da paz (semana da pátria). Faremos uma relação das turmas que participaram, os trabalhos apresentados e brinquedos sonoros.
Serão Apontadas as dificuldades observadas ao colocar em prática um projeto, ainda será solicitado que professores registrem com as crianças em diário de bordo como foram desenvolvidas as atividades/trabalhos.
Observará se a aprendizagem tornou-se mais significativa para o grupo de alunos, ou não, a partir de seus questionamentos, participação no projeto e se o mesmo respondeu as solicitações exigidas.
Recursos
Os recursos serão basicamente sucata. Será solicitado aos familiares e professores.
Cronograma
19 e 20 de maio 28 de maio 29 e 30de maio
Comunicação com professores e bilhetes para os pais
X
Dia do brinquedo
X
Coleta de todas informações X
Dúvidas
Bibliografia
http://mostratec.com.br/pt-br/edicao-atual/desenvolva-seu-projeto/plano-de-pesquisa
BARBOSA, M. Carmen S. e HORN, M. da Graça S. Por uma pedagogia de projetos na educação infantil.
3/4Revista Pátio. Ano 2, nº 7, nov. 1998/jan, 1999. LAKATOS,Eva M.fundamentos de metodologia científica
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Trabalhando com projetos pedagógicos, in REDIN, Marita ... [et al]. Planejamento , práticas e projetos pedagógicos na educação infantil, Porto Alegre, Mediação,2012. ( verificar se esta correto)
Parabéns pelo Blog e pelo seu trabalho maravilhoso... E agradeço muito por compartilhar conosco. Um grande beijo, Alana - Ribeirão Preto - SP
ResponderExcluirOlá Alana Brunelli, fico feliz com teu comentário. Faço tudo com muito amor. Qualquer coisa que precises, se eu puder ajudar estou a disposição. Bjão
ResponderExcluirElaine gostei muito do seu trabalho, gostaria de saber se você tem mais projetos maternal para compartilhar.Adoraria conhecer mais e mais. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar esse belo trabalho.
ResponderExcluirgostei muito do seu trabalho . gostaria de conhecer outros.
ResponderExcluirque lindo trabalho!!!
ResponderExcluiramei
Bem interessante os dois projetos que li.
ResponderExcluirPreciso fazer algumas modificações.para trabalhar no meu B1.
Mas gostei muito
Adorei os projetos, parabéns professoras
ResponderExcluirOi Elaine, parabéns pelo blog, sempre admirei o teu trabalho com os bebês.
ResponderExcluirAmei os projetos, Alana, você está de parabéns, e és muito generosa em compartilhar o seu trabalho conosco. Deus te abençoe cada vez mais. Abraço.
ResponderExcluirUm abraço pra você também. Obrigado por participar aqui do blog. volte sempre! Bjinhos
ResponderExcluirótima abordagem do tema, vou aplicar essas dicas no período berçário zona norte SP, amei muito, recomendo a leitura desse texto ótimo, parabéns pelo conteúdo
ResponderExcluirObrigado Helloiza, fico feliz em poder ajudar.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirGostei muito do seu projeto sobre Meio Ambiente, mas no objetivo geral, é necessário fazer uma pequena correção da palavra APREÇO, pois foi escrita APRESSO e neste caso se refere a consideração pelos elementos da natureza.
Muito obrigado!
Olá boa noite, vc poderia me ajudar com projeto que fale sobre o mundo da fantasia a partir de contos.
ResponderExcluirPara que turma(faixa etária?)
ExcluirPreciso de um projeto sobre arte e movimento para berçário
ResponderExcluirBerçário 1 ou 2? Qual a faixa etária das crianças?
Excluirboa tarde esses projetos são maravilhosos
ResponderExcluirpoderia me ajudar com projeto: animais do fundo do mar
Se eu poder ajudar, fico feliz. Do que você precisa ou tem dúvida?
Excluiramei
ResponderExcluirParabéns, vou trabalhar com B1, não sei muito como trabalhar com essa turminha. O que e qual tipo de projetos
ResponderExcluirOlá! Gostei muito dos projetos de vocês, gostaria que me auxiliassem com projetos de alimentação para berçário, muito obrigada e o trabalho de vocês são maravilhosos 😘
ResponderExcluirParabéns pelo seu belíssimo trabalho trabalho com berçário 1
ResponderExcluir