BRINCANDO COM CAIXAS DE PAPELÃO
CONCENTRAÇÃO NA ATIVIDADE
VARAL DE BAMBU
Coloquei um varal com varinhas de bambu de várias espessuras e comprimentos na parede divisória da sala. As varinhas produzem sons desordenados como o "sino dos ventos", de acordo com a manipulação dos bebês. As crianças também podem simplesmente separá-los no varal, trabalhando assim inconscientemente uma divisão matemática.
(Clique sobre as fotos para ampliá-las)

ESCONDE-ESCONDE
Desenvolve a noção de espaço e do próprio corpo. Interessante na brincadeira é que, quanto mais nova a criança, maior sua dificuldade em se esconder. As muito pequenas, às vezes escondem só o rosto e acham que ninguém as vê. Como eles não veem ninguém, acreditam que não são vistas. Porque elas consideram só o seu ponto de vista e não o ponto de vista do outro. À medida que ficam com mais idade, as crianças se ocultam melhor, porque consideram melhor o ponto de vista do outro e porque adquirem uma maior consciência do próprio corpo.
| Giovanna e Miguel escondidos.. |
| Felipe,Miguel e Giovanna |
(Clique sobre as fotos para ampliá-las)
BRINCANDO DE ESCONDER COM O LENÇO:
Desenvolve-se o aprendizado de causa e efeito, pois o bebê tem que puxar o lenço para descobrir onde está a pessoa ou objeto que estava junto dele.
Uma experiência muito interessante foi a de ter pego um pano preto para a brincadeira. Porem não contávamos com o fato de Giovanna cair no choro.
(Clique sobre as fotos para ampliá-las)
Trocamos então o pano por uma fralda branca.
O choro de Giovanna cessou e deu espaço para a interação. Murillo puxou o pano do rosto da prof.
E demonstrou com gestos que também queria se esconder, colocando as mãozinhas no rosto.....
Pegou o pano e cobriu o rosto. Nossa que coisa maravilhosa. A proposta de brincadeira foi feita, entendida e compartilhada. Esses bebês são de mais.
BRINCANDO COM CAIXAS
Uma atividade bem legal é brincar com caixas de papelão. De vários tamanhos, elas foram dispostas na sala para em um primeiro momento ser feita a exploração do material pelos bebês. Maravilhoso...os objetivos eram desenvolver a motricidade ampla, e equilíbrio, confiança em si. Deixei as caixas livres para eles brincarem e claro que a criatividade das crianças deu origem a várias formas de utilização das caixas.
| Gi escolhe entrar na caixa |
| Houve disputas também... |
| Valentina G..... |
| colocando sua boneca.... |
| ...para dormir.... |
| ....tem que cobrir.... |
ESPELHO NA SALA DE AULA
Objetivos:
*Construção da auto imagem e da identidade
* Desenvolver a organização espacial
*Promover a socialização
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- formação pessoal e social- Vol. 2"o espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa". Por isso deve constar da lista de itens essenciais em uma sala de aula, podendo ser usado em atividades específicas, mas também ficar disponível para que a criança o utilize quando desejar.
Como Aproveitar o espelho na sala de aula
1. Contação de histórias.Sente-se com a turma em roda, no chão, próximos ao espelho fixo da sala. Quando aparecer na história gestos ou movimentos corporais que você considere significativos (por exemplo, o personagem colocou a mão na cabeça), peça às crianças para imitar a cena, olhando-se no espelho. Essa atividade também pode ser realizada fora da sala com um espelho móvel.
2. Trabalhando a diversidade. Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte; "o seu cabelo é da mesma cor que o do seu coleguinha?", "Onde está a sua sobrancelha?", "Quem é mais alto?" etc.
3. Expressões faciais. De frente para o espelho, peça aos alunos para fazerem uma cara feliz, triste, de dor, brava etc. Você pode mostrar cartazes com diversas fisionomias para que as crianças imitem.
4. Faz de conta. Disponibilize fantasias, acessórios (chapéus, bijuterias, óculos etc.) e maquiagem e deixe as crianças explorarem a autoimagem livremente, inclusive utilizando o espelho como recurso. 5. Desenhando no espelho. Desenhe acessórios com tinta guache no espelho, como chapéus, coroa de rei ou de princesa etc. e depois permita que as crianças brinquem de "vestir" esses elementos.
6. Auto retrato. Essa atividade pode ser realizada a partir dos 3 anos. Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para se olharem percebendo os detalhes do seu rosto. Depois, devem transpor esses detalhes para o desenho.
JOGO SIMBÓLICOO jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
| Murillo |
ANDANDO COM BRINQUEDO
A atividade de locomoção com apoio tem como objetivo tonificar a musculatura relacionada à posição em pé. O deslocamento contribui para o equilíbrio postural. Com a atividade, desenvolve-se também a noção visual e espacial, pois o bebê tem que observar para onde ele pode empurrar o brinquedo para poder deslocar-se.
(clique sobre as fotos para ampliá-las)
| Filipe |
| Filipe |
ESTAMOS PRONTOS PARA A COPA
TÚNEL DE TECIDO
Desenvolve na criança o equilíbrio e a confiança, além de aperfeiçoar o seu engatinhar. A linguagem corporal esta intimamente ligada com o desenvolvimento da criança e a medida que são estimuladas desenvolvem a tonicidade muscular.
Felipe observa, mas não se aventura a entrar no túnel.
(clique sobre as fotos para amplia-las)
Giovanna também vem olhar.
Giovanna quase entrou, mas não teve coragem.
(clique sobre as fotos para amplia-las)
Valentina G. também ficou curiosa, mas não se atreveu a entrar.
João e Valentina Mattos. Toda a atenção para as brincadeiras da prof. Sônia!!
(clique sobre as fotos para amplia-las)
Dia 18/03/14 primeira frutinha (pera) da Valentina. E até que ela gostou!! É isso aí Valentina temos que variar o cardápio!!
Estimula a criança pequena no controle e ampliação de seus movimentos, equilíbrio, postura,ritmo, além de favorecer a imaginação.

Giovana adora música.
O objetivo da música de 0 a 3 anos é ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira,imitação e reprodução musical.
Giovana adora música.
O objetivo da música de 0 a 3 anos é ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira,imitação e reprodução musical.
(clique sobre as fotos para amplia-las)






Carinho e amor,cuidado e profissionalismo:coisas raríssimas hoje em dia.Parabens prof.Elaine e auxiliares!
ResponderExcluirOlá Lana. Fico feliz com suas palavras.Realmente é com amor que funciona tudo por aqui. Eles são bebês lindos e adoráveis!! Um bju pra você.
ResponderExcluir