O primeiro contato dos bebês com os livros é essencial para formar os futuros leitores.Quando damos aos bebês livros para explorar e observar, oferecemos os primeiros contatos com o universo literário. Hoje em dia, o mercado editorial já produz obras voltadas especificamente para esse público.há a preocupação com o material dos livros, que podem ser de pano, duros, de fácil manipulação. Isso possibilita que sejam explorados sem que se rasguem. Essa relação precoce com os livros é fundamental para a formação futura de bons leitores.
Maria Luíza adora olhar os livrinhos
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Valentina se interessou pela foto de um bebê fazendo boquinha de beijinho...
Olhou bem a foto e não resistiu...
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...Deu um beijinho também.
Uma colcha com retalhos construída com desenhos...como se fosse um livro gigante.
Eles adoraram.
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Quais devem ser as características de um livro adequado para os bebês? Não vou dizer que existe uma obra certa ou errada. Acredito que a relação que eles terão com os livros e suas narrativas sempre será influenciada pela mediação de um adulto ou de outra criança mais experiente. De qualquer forma, vale lembrar que os bebês se interessam por imagens que são familiares, por desenhos de animais e objetos conhecidos, gostam de ilustrações de cores vivas, sentem-se atraídos por diferentes sons.
Que tipo de relação um bebê pode ter com o livro?
A princípio, ele cumpre a mesma função de um brinquedo. Inicialmente, os livros são, para os bebês, algo que pode despertar o interesse: agarram, colocam na boca, passam na mão e no corpo, sentindo sua textura e seu cheiro. Apertam suas folhas, jogam longe e depois vão buscar. Essas são algumas ações exploratórias que os pequenos também realizam com os brinquedos. Mas, conforme vão se familiarizando com o livro e vendo como adultos e outras crianças lidam com o objeto, a relação muda. Eles viram as páginas, se detêm em algumas delas para observar suas imagens, apontam para elas, balbuciam e dão gritinhos, nomeiam o que vêem e imitam as ações do adulto lendo. Depois de interagir com certa freqüência com os livros, as crianças passam a cuidar deles, a acariciá-los, demonstrando seu afeto.
Quais estímulos sensoriais o livro pode provocar no bebê? Encontramos à venda hoje uma grande variedade de livros que pode provocar diferentes estímulos numa criança além de despertar o interesse e a curiosidade em explorá-los. Há obras que reproduzem sons – basta apertar um botão para ouvir o barulho de uma locomotiva, por exemplo. Outros convidam os pequenos a passar a mão em materiais com diferentes texturas. Sem contar aqueles com aromas doces ou cítricos.
É possível falar em estratégias de leitura específicas para bebês?
Um livro pode ser apresentado a um bebê de diferentes formas, algo que vai sempre depender da intenção do adulto. Assim, se quero ler uma história para a criança, é importante que me prepare para contá-la de uma maneira que prenda sua atenção, colocando entonação nas falas dos personagens, por exemplo. Posso mostrar um livro ao bebê para que ele o explore. Para isso, devo colocá-lo em suas mãos e, em alguns momentos, demonstrar as possibilidades de interação que o livro oferece, como apertar um botão, sentir um cheirinho. Por fim, posso também sentar a criança no colo e mostrar a ela as páginas, apontando as imagens, nomeando-as e incentivando a repetir o que estou falando, associando a ilustração ou a foto ao nome. Ou seja, as estratégias são muitas, mas dependem de como eu apresento uma obra para o pequeno.
E os pais, o que podem fazer para incentivar o hábito?
Os pais podem e devem levar os livros para dentro de casa, deixar que as crianças os explorem com todos os seus sentidos, criar o hábito de contar histórias a seus filhos, incentivar o gosto pela leitura. Podem, acima de tudo, ser parceiros na descoberta do universo da literatura.
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| Valentina G. |
| Valentina G. |
O gosto pela leitura começa com o toque. Só depois de revirar o livro centenas de vezes é que a criança estabelece com o objeto uma relação afetiva e aí sim descobre o prazer do universo literário.
| Murillo |
| Murillo |
Construí placas com figuras grandes, para que pudessem ser manuseadas e observadas pelos bebês. Sucesso total, pois despertou a curiosidade e interesse de todos. Cada um do seu jeito.
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Olhou bem a foto e não resistiu...
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Que tipo de relação um bebê pode ter com o livro?
A princípio, ele cumpre a mesma função de um brinquedo. Inicialmente, os livros são, para os bebês, algo que pode despertar o interesse: agarram, colocam na boca, passam na mão e no corpo, sentindo sua textura e seu cheiro. Apertam suas folhas, jogam longe e depois vão buscar. Essas são algumas ações exploratórias que os pequenos também realizam com os brinquedos. Mas, conforme vão se familiarizando com o livro e vendo como adultos e outras crianças lidam com o objeto, a relação muda. Eles viram as páginas, se detêm em algumas delas para observar suas imagens, apontam para elas, balbuciam e dão gritinhos, nomeiam o que vêem e imitam as ações do adulto lendo. Depois de interagir com certa freqüência com os livros, as crianças passam a cuidar deles, a acariciá-los, demonstrando seu afeto.
Quais estímulos sensoriais o livro pode provocar no bebê? Encontramos à venda hoje uma grande variedade de livros que pode provocar diferentes estímulos numa criança além de despertar o interesse e a curiosidade em explorá-los. Há obras que reproduzem sons – basta apertar um botão para ouvir o barulho de uma locomotiva, por exemplo. Outros convidam os pequenos a passar a mão em materiais com diferentes texturas. Sem contar aqueles com aromas doces ou cítricos.
É possível falar em estratégias de leitura específicas para bebês?
Um livro pode ser apresentado a um bebê de diferentes formas, algo que vai sempre depender da intenção do adulto. Assim, se quero ler uma história para a criança, é importante que me prepare para contá-la de uma maneira que prenda sua atenção, colocando entonação nas falas dos personagens, por exemplo. Posso mostrar um livro ao bebê para que ele o explore. Para isso, devo colocá-lo em suas mãos e, em alguns momentos, demonstrar as possibilidades de interação que o livro oferece, como apertar um botão, sentir um cheirinho. Por fim, posso também sentar a criança no colo e mostrar a ela as páginas, apontando as imagens, nomeando-as e incentivando a repetir o que estou falando, associando a ilustração ou a foto ao nome. Ou seja, as estratégias são muitas, mas dependem de como eu apresento uma obra para o pequeno.
E os pais, o que podem fazer para incentivar o hábito?
Os pais podem e devem levar os livros para dentro de casa, deixar que as crianças os explorem com todos os seus sentidos, criar o hábito de contar histórias a seus filhos, incentivar o gosto pela leitura. Podem, acima de tudo, ser parceiros na descoberta do universo da literatura.
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