MOMENTOS DA ADAPTAÇÃO
Iniciamos o ano e muitos bebês ainda não andavam e por isso exploravam pouco o ambiente. Mas assim que foram começando a se apoiar e ficar em pé, a dar os primeiros passinhos
começamos a nos surpreender com a rapidez no desenvolvimento dos bebês. Observamos que, durante a exploração dos ambientes, as crianças procuravam ativamente algo atrativo como brinquedos e objetos. Nessa faixa etária, o tempo com a exploração, o controle e as conquistas dos movimentos corporais é fundamental. As crianças aprendem os movimentos de preensão das mãos, a engatinhar e a andar, também aprendem a falar, expressar seus sentimentos e vontades, além do desejo de comunicar-se com os outros. Exploram as propriedades dos objetos e descobrem a autonomia quando podem locomover-se livremente e podem explicitar seus desejos por meio das linguagens. Aprendem que é possível atribuir significados a objetos e pessoas e brincam com eles em atividades exploratórias.
(Clique sobre as fotos para ampliá-las)
Alícia e a fascinação com sua imagem no espelho. O encantamento de quem aos poucos está descobrindo o mundo a sua volta, aprendendo a reconhecer pessoas com quem desenvolve uma ligação de afeto, tomando consciência de si mesma. Ao brincar com o reflexo, a criança sorri, produz sons, faz gestos. Tudo isso ajuda também na aprendizagem da fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário